terça-feira, 25 de outubro de 2011

LIÇÃO ESCOLA SABATINA


Lição 5
22 a 28 de outubro




Fé do Antigo Testamento


Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 542011



“Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando Se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: ‘Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro’” (Gl 3:13).
 
Prévia da semana: Através do sistema sacrificial, o Antigo Testamento ilustrava o terrível custo do pecado e a oferta de um substituto perfeito para tomar o lugar do pecador na morte.

Leitura adicional: Salmo 40:1-4; 121.




Domingo, 23 de outubro
cpb – Introdução

Fé é a vitória



Jamila era uma garota quieta. Ela se isolava do restante dos estudantes em nossa escola cristã porque a maioria deles a provocava. Certo dia, durante a hora do lanche, reuni coragem e sentei-me com ela. Logo nos tornamos amigas e ela se sentiu livre para me contar a seguinte história:

Alguns anos antes, enquanto Jamila frequentava outra escola cristã, ela havia dedicado a vida a Jesus Cristo. Quando a escola fechou para os feriados de dezembro, seus pais não cristãos a levaram para o templo do seu deus. Ela soube que eles haviam sido requisitados a sacrificar uma criança para apaziguar os falsos deuses a quem eles adoravam e, porque era filha única, ela deveria ser o sacrifício. Após terem sido executados certos rituais, penduraram Jamila de cabeça para baixo sobre uma grande fogueira. A princípio, ela entrou em pânico, mas então se lembrou de Jesus e clamou por Ele. Ao fazê-lo, recordou como Deus havia instruído Abraão para oferecer seu único filho como um sacrifício. Ela relembrou como Abraão obedeceu a Deus e como, no fim, Deus havia providenciado um cordeiro, que representava o Salvador, para ser sacrificado no lugar de Isaque. Jamila me disse: “Eu sabia que o que estavam fazendo comigo não era a vontade de Deus. Então orei e pedi: Jesus, por favor, providencia um ‘cordeiro’ para tomar meu lugar!”

Mesmo após três horas pendurada sobre o fogo, Jamila miraculosamente permanecia viva. Isso fez com que os membros do templo ficassem furiosos. Finalmente, quando não aguentaram mais, eles a tiraram dali e a jogaram na porta de um hospital onde foi encontrada por um médico. Lá ela ficou até que se recobrou completamente. O doutor que a encontrou a adotou e criou como um de seus próprios filhos. Então ele a levou para a escola que eu frequentava para que ela pudesse continuar sua educação.

Admirei a fé que Jamila tem em Deus. Ela crê que Ele gravou o nome dela na palma de Sua mão, que Ele a conhecia antes mesmo que ela tivesse nascido, e que Ele tem planos para dar a ela um futuro próspero (Is 49:16; Jr 1:5). Sua fé, como a de Abraão, ensina que a base para a nossa salvação é somente fé em Cristo. Foi pela fé que Abraão teve nas promessas de Deus que ele foi contado como justo.
Esse mesmo dom de justiça está disponível para todo aquele que compartilha da mesma fé que teve Abraão. A única razão pela qual não somos condenados pelos nossos erros é que Jesus pagou o preço pelos nossos pecados morrendo em nosso lugar. Que ao estudarmos este tópico durante esta semana, possamos acreditar que nossos nomes também estão escritos na palma da mão de nosso Salvador.


Mãos à Bíblia

1. Leia Gálatas 3:1-5. Resuma abaixo o que Paulo disse a eles. Em que sentido podemos estar em perigo de cair na mesma armadilha espiritual, de começar bem e depois cair no legalismo?


Judy MuthunguNairóbi, Quênia




Segunda, 24 de outubro
cpb – Exposição

Abraão: confidente de Deus



A natureza da fé (Gn 15:1-6; 12:1-3; 22:1-18). Somos, no fim das contas, medidos não pela nossa conduta em momentos de conforto, mas pelo nosso proceder durante os momentos de turbulência. Se, revelamos ou não, êxtase espiritual durante os tempos de turbulência é evidência inconclusiva de que somos cristãos. A santidade não é um êxtase, mas sim, completa submissão da nossa vontade a Deus. É viver de toda palavra que procede da Sua boca. A santidade é também confiar em Deus na escuridão tanto quanto na luz. É andar pela fé e não pela visão; e, finalmente, a santidade é depender dEle com confiança inquestionável e descansar em Seu amor.

Se não podemos permanecer em pé por alguma motivo, então definitivamente cairemos por qualquer coisa. A Bíblia claramente ensina que sem fé é impossível agradar a Deus e que o justo viverá pela fé.

Abraão, o pai da fé e amigo de Deus, era um homem de caráter nobre que diligentemente buscou o Senhor com uma confiança infantil. Ele sabia que sem fé era impossível agradar a Deus. Abraão nunca duvidou das instruções e promessas que Deus lhe deu, nem as questionou.

Vamos dar uma olhada mais de perto sobre o modo de ser de Abraão:

1. Ele era da terra de Ur. Enquanto lá viveu, “a cidade possuía uma cultura excepcionalmente alta. As casas eram bem construídas, e geralmente eram de dois andares. Os cômodos do piso térreo eram agrupados ao redor de um pátio central e um lance de escadas levava até ao segundo andar. A cidade tinha um sistema de esgoto eficiente, mais do que algumas cidades naquele país podem gabar-se ainda hoje. Nas escolas de Ur, a leitura, escrita, cálculo e geografia eram ensinados, como tornam evidente muitos exercícios escolares que foram recuperados arqueologicamente.”1

2. Abraão era próspero. A Bíblia o descreve como sendo rico em rebanhos, prata e ouro (Gn 13:2). A palavra traduzida por rico “literalmente significa ‘forte’ ou ‘pesado’, usado no sentido de estar ‘carregado’ com posses.”2

3. Abraão foi um grande professor. Sobre ele, Deus disse: “Pois Eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor” (Gn 18:19). “Abraão não só orou com e diante de sua família, mas intercedeu por ela como um sacerdote. [...] Como um profeta ele instruiu a família tanto na teoria como na prática da religião, com ênfase nas virtudes práticas. Ensinou sua família não somente a conhecer essas coisas, mas também, a praticá-las.”3 O que deu poder aos ensinamentos de Abraão foi a influência de sua própria vida.

4. A influência de Abraão se estendeu além de sua própria família e casa. Onde quer que ele armasse suas tendas, construía um altar a Deus para sacrifício e adoração. Quando Abraão se mudava, o altar permanecia como testemunho. Assim muitos cananeus itinerantes que adquiriram conhecimento de Deus através da vida de Abraão, demoravam-se diante do altar para oferecer um sacrifício a Jeová.4

5. Abraão foi um homem de grande fé. Quando Deus o instruiu para que oferecesse seu filho prometido como sacrifício, Abraão inquestionavelmente o fez. Esse deve ter sido um dos maiores testes que Deus pediu a qualquer humano.

Foi assim. Mas e agora? (Rm 4:13; Gl 3:1-14; Hb 11:6). Quando Cristo foi crucificado, Seus discípulos mais chegados não acreditaram que Ele ressuscitaria novamente. Apesar de Ele próprio ter afirmado claramente de que Ele ressuscitaria no terceiro dia, eles ficaram perplexos pelo que Ele quisera dizer. Essa falta de compreensão os deixou em absoluto desespero por ocasião da Sua morte. Sua fé foi incapaz de penetrar além da sombra que Satanás lançou sobre seu coração e mente. Tudo parecia sem esperança para eles. Se eles tão somente tivessem acreditado nas palavras do Salvador, de quanto sofrimento eles poderiam ter sido poupados! O mesmo poder que susteve Abraão, que deu a Calebe e a Josué fé e coragem, os teria capacitado a permanecer fiéis durante o tempo de sofrimento. Felizmente, no Pentecostes, eles receberam grande medida de fé e poder do Espírito Santo, que tornou efetivo o trabalho deles. Tal fé e poder tem sustentado os fiéis filhos de Deus em todas as épocas subsequentes e, na nossa, não pode ser diferente.

Hoje, a exemplo de Abraão, precisamos ter fé nas promessas de Deus. Precisamos estar preparados para fazer o que Ele nos pedir, seja o que for. Oremos pedindo forças para caminhar pela fé assim como pela visão, porque o que é visível é apenas temporal, mas o invisível é eterno.

1. The SDA Bible Commentary, v. 1, 2ª ed., p. 290.
2. Ibid., p. 300.
3. Ibid., p. 329.
4. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 128.


Pense nisto

1. De que maneiras, podemos melhorar nossa fé enquanto esperamos pela breve vinda de Cristo?
2. Por que nossa fé não deveria, em nenhuma circunstância, depender de tempo, estação ou lugar?


Festus M. NthengeNairóbi, Quênia




Terça, 25 de outubro
cpb – Testemunho

Fé – a chave que abre o futuro



“Aquela obediência expedita de Abraão é uma das provas mais notáveis de fé encontradas em toda a Bíblia. Para ele, a fé era ‘o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem’ (Hb 11:1). Confiando na promessa divina, sem a menor garantia exterior de seu cumprimento, abandonou o lar, os parentes e a terra natal, e saiu, sem saber para onde ir, a fim de seguir aonde Deus o levasse. [...]

“Não fora uma pequena prova aquela a que foi assim submetido Abraão, nem pequeno o sacrifício que dele se exigira. Havia fortes laços para prendê-lo ao seu país, seus parentes, seu lar. Ele, porém, não hesitou em obedecer ao chamado. Não teve perguntas a fazer concernentes à terra da promessa: se o solo era fértil, e o clima saudável, se o território oferecia um ambiente agradável, e proporcionaria oportunidades para se acumularem riquezas. Deus falara, e Seu servo devia obedecer; o lugar mais feliz da Terra para ele seria aquele em que Deus quisesse que ele se achasse.”1

“O Senhor em Sua providência trouxe essa prova a Abraão a fim de lhe ensinar lições de submissão, paciência e fé; lições que deveriam ser registradas para benefício de todos os que mais tarde fossem chamados a suportar a aflição. Deus dirige Seus filhos por um caminho que eles não conhecem; mas não Se esquece dos que nEle põem a confiança, nem os rejeita. [...] O Senhor permite que as provações assaltem Seus fiéis, a fim de que, pela sua constância e obediência eles possam por si mesmos enriquecer espiritualmente, e possa o seu exemplo ser uma fonte de força aos outros. ‘Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano’ (Jr 29:11, NVI). As mesmas provações que da maneira mais severa provam a nossa fé, e fazem parecer que Deus nos abandonou, devem levar-nos para mais perto de Cristo, para que possamos depor todos os nossos fardos a Seus pés, e experimentar a paz que Ele, em troca, nos dará.”2

1. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 126.
2. Ibid., p. 129.


Pense nisto

1. Como minha fé em Deus pode me ajudar a encontrar “o lugar mais feliz na Terra” — o lugar em que Deus deseja que eu esteja?
2. A parte da história de Abraão com a qual mais me identifiquei neste momento foi [...] ?



Mãos à Bíblia
 
4. O que significa fé creditada (atribuída) para justiça? Gn 15:6; Rm 4:3-6, 8-11, 22-24

Essa é uma metáfora tirada do mundo dos negócios. Pode significar “colocar algo na conta de alguém”. De acordo com a metáfora de Paulo, o que é colocado em nossa conta é a justiça. Mas em que base Deus nos considera justos? Da mesma forma que considerou o patriarca Abraão. Não com base na obediência. As Escrituras dizem que Deus o justificou por causa de sua fé.


Sue WelchHemel Hempstead, Inglaterra




Quarta, 26 de outubro
cpb – Evidência

Fé! Fé! Fé!



Quando viajamos ao longo do Antigo Testamento, deparamo-nos com muitas pessoas que tinham a fé que teve Abraão: o tipo de fé que não se importa com a posição que uma pessoa ocupe na vida, não se importa pela situação que ela esteja passando; esta pessoa permanece fiel a Deus.

Pela fé, Moisés recusou ser chamado herdeiro de Faraó. Em vez disso, preferiu sofrer com Deus e Seu povo. Enoque andou com Deus pela fé até sua trasladação. Ele não buscou os confortos da vida, nem se esforçou em ganhar riqueza e felicidade para si. Considere ainda Manoá e sua esposa. Quando “o Anjo do Senhor” (Jz 13:3) disse à esposa de Manoá, mulher estéril, que ela teria um filho que libertaria Israel dos cananitas, tanto ela quanto seu esposo tiveram fé e o desejo de fazer o que era correto. Sobre a fé que teve Manoá lemos que “ele aceitou e creu plenamente na palavra do Anjo. Ele tomou como certo que, no devido tempo, a criança prometida lhes seria concedida. Sua fé está em agudo contraste com a do sacerdote Zacarias, o pai de João Batista, que pediu um sinal quando o anjo do Senhor apareceu a ele e prometeu-lhe um filho (Lc 1:8).”* Manoá e sua esposa mostraram sua fé confiando no “Anjo do Senhor” e obedecendo as instruções de Deus em relação ao seu filho.

Então, encontramos Jó, que sofreu como nenhuma outra pessoa. Em resposta a Bildade, um dos seus amigos que acreditavam que Jó estivesse sofrendo por causa de seus pecados, Jó replicou, “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a Terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-Lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.” (Jó 19:25-27).

Quando consideramos a fé destas pessoas e de tantas outras no Antigo Testamento, consideremos também quão frequentemente estamos desejosos de abrir mão de nossas zonas de conforto para confiar em Deus.

*The SDA Bible Commentary, v. 2, 2ª ed., p. 384.


Mãos à Bíblia

5. Leia Gênesis 12:1-3. Qual era a natureza da aliança que Deus fez com Abraão?

A base da aliança de Deus com Abraão estava centralizada nas promessas de Deus a ele. Alguns erroneamente concluem que a Bíblia ensina duas formas de salvação. Afirmam que, no Antigo Testamento, a salvação era fundamentada na guarda dos mandamentos. Como isso não teria dado muito certo, Deus aboliu a lei e tornou possível a salvação pela fé. Nada poderia estar mais longe da verdade! Como Paulo escreveu em Gálatas 1:7, há apenas um evangelho.

6. Cite outros exemplos no Antigo Testamento de salvação unicamente pela fé. Lv 17:11; Sl 32:1-5; 2Sm 12:1-13; Zc 3:1-4


Nthenya MasikaNairóbi, Quênia




Quinta, 27 de outubro
cpb – Aplicação

A fé é uma necessidade básica



Quando Deus disse a Abraão que sacrificasse seu único herdeiro legítimo, Abraão não argumentou nem reclamou. Em vez disso, ele fez os preparativos para executar as instruções de Deus e então partiu para cumpri-las completamente. Mateus 17:20 diz que, se tivermos fé mesmo que seja tão pequena quanto uma semente de mostarda, seremos capazes de realizar coisas impossíveis. Certamente, com Deus ao nosso lado, podemos fazer qualquer coisa que Ele nos peça. Abaixo estão listadas quatro maneiras para adquirirmos tal fé.

Orar. Fazer isso nos fortalece para enfrentar as tentações e para cumprir as ordens de Deus em situações difíceis. Quando Daniel orou somente a Deus apesar do decreto de que todos em Babilônia deviam orar ao rei ou seriam lançados na cova dos leões, Deus o libertou. Como resultado, o rei expediu um decreto de que todos em seu reino deveriam temer e reverenciar o Deus de Daniel (Dn 6:26).

Parar de reclamar. Quando reclamamos dos nossos problemas, não nos focalizamos em Deus e em Seu poder. Então, em vez de lamentar pelas circunstâncias, olhemos para Ele em fé. Quando o fizermos, Deus nos dará forças e as respostas de que precisamos para prosseguir. Ele sabe o que precisamos e quando precisamos. Tudo o que você precisa fazer é pedir, e lhe será dado!

Não se desencorajar. Porque o diabo não fica feliz quando seu relacionamento com Deus é bom, ele tenta desencorajá-lo de ter um relacionamento próximo com o Senhor. Satanás o lembrará de quão terrível pecador você é e essas lembranças farão você se sentir desmerecedor do amor e justiça de Deus. Segure-se imediatamente nas promessas de Deus e tudo ficará bem.

Obedecer. A obediência é essencial. Quando Tiago escreveu sobre a fé que Abraão tinha, ele disse: “Você pode ver que tanto a fé como as obras [de Abraão] estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras” (Tg 2:22). Então, no verso 26, Tiago afirma que “a fé sem obras está morta”. A fé e a obediência andam juntas. Não podemos ter uma sem a outra.


Pense nisto

1. Pense em alguma ocasião em que você começou a perder a fé. O que causou isso e o que ajudou você a reconquistá-la?
2. O que mais você perderia se deixasse de ter fé em Deus? E o que você ganhará quando sua fé aumentar?



Mãos à Bíblia

7. Como Cristo nos libertou da maldição da lei? Gl 3:13; 2Co 5:21

O que Deus fez por nós em Cristo foi o ato de redimir, que significa “comprar de volta”. Jesus nos resgatou da maldição, tornando-Se nosso portador de pecados (1Co 6:20; 7:23).


Alex MutindaNairóbi, Quênia




Sexta, 28 de outubro
cpb – Opinião

Deus é fiel



Deus é fiel para pessoas como Abraão, Manoá e sua esposa, Jó e Daniel porque eles foram fiéis a Ele. E quando Ele é fiel para conosco, nada que Ele nos pede é impossível executarmos. Por exemplo, Manoá e sua esposa não tinham filhos. Mas por causa de sua fé na fidelidade de Deus, tiveram uma criança a quem Deus prometeu iria começar a libertar os israelitas dos filisteus. Juntos, como marido e mulher, mostraram sua fé obedecendo às condições que Deus lhes estabeleceu em relação a seu filho.

Hoje, também sabemos que Deus tem leis que deveríamos seguir se dizemos que temos fé nEle. Não podemos ser verdadeiramente fiéis se não decidimos em nosso coração obedecer a Deus. Suas promessas não são vazias. Mas elas jamais poderão ser cumpridas se nós não manifestarmos o tipo de fé que encontramos no Antigo Testamento.

Em Habacuque, capítulo 1, o profeta perguntou a Deus as duas seguintes questões: (1) Por quanto tempo Ele permitirá que o mal triunfe? (Hc 1:2, 3) e (2) por que Ele permanece em silêncio “enquanto os ímpios [Babilônia] devoram os que são mais justos [Judá] que eles”? (Hc 1:13).

Deus respondeu a Habacuque no capítulo 2 e a resposta é simplesmente que Habacuque precisava esperar no Senhor, pela fé (2:4), e que “o Senhor, porém, está em Seu santo templo; diante dEle fique em silêncio toda a Terra ” (Hb 2:20). Em outras palavras, “não ouse questionar a sabedoria de Deus em guiar o destino das nações como fez Habacuque (cap. 1:13; 2:1).”*

Com que frequência nos permitimos questionar a direção de Deus em nossa vida? Tal presunção é um sinal de que não temos uma fé vigilante, o tipo de fé mostrada por Abraão, recomendada por Paulo e pelo próprio Cristo como uma fé salvadora. Não sejamos prontos em questionar a sabedoria de Deus. Ao contrário, sejamos prontos para ter fé nEle, o tipo de fé que resulta em boas obras por Ele (Is 58; Mq 6:8).

*The SDA Bible Commentary, v. 4, 2ª ed., p. 1055.


Dicas

1. Leia Gênesis 22:1-18 três vezes. Na primeira vez pergunte-se o que você escuta (os pássaros, a surpresa na voz de Isaque, etc.). Na segunda, pergunte-se o que você vê (o olhar de Abraão, etc.). Na terceira vez, pergunte-se o que você sente (amedrontado, chocado, etc.). Como cada uma das leituras aumentou seu conhecimento e o desejo pela fé do Antigo Testamento?
2. Dramatize com seus amigos uma das histórias do Antigo Testamento apresentadas na lição desta semana. Faça arranjos para apresentá-la na Escola Sabatina dos adultos em sua igreja.
3. Cante “Castelo Forte” de Martinho Lutero (no 33 no Hinário Adventista do Sétimo Dia). Como a letra ajuda a compreender a fé do Antigo Testamento? Como a melodia ajuda a enfatizar este significado?
4. Medite nos Salmos 23 e 91. Como estas passagens ajudam a compreender a natureza da fé do Antigo Testamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como posso ter certeza de que a Bíblia foi realmente inspirada por Deus? É assim que muitos se eximem da responsabilidade de nortear suas vidas à luz das Sagradas Escrituras.