sábado, 11 de julho de 2009

DOM DE LINGUAS



DOM DE LÍNGUAS
SEGUNDO O DICIONÁRIO BÍBLICO UNIVERSAL LINGUA SÃO DIALETOS COMUNICAÇOES FALADO POR NAÇÕES E POVOS.
EM GÊNESIS CAPÍTULO 11:1-9
1 E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
ERA SOMENTE UM IDIOMA, E A TRINDADE DERRAMOU O DOM DE LINGUAS PELA PRIMEIRA VEZ. NA CHINA FALA-E ATUALMENTE MAIS DE 5000 DIALETOS.
A PROMESSA PARA RECEBER O ESPIRITO SANTO LUCAS 24:46 A 49
46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 E destas coisas sois vós testemunhas.
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
QUANDO ACEITAMOS A CRISTO JÁ SOMOS BATIZADOS EM NOME DO ESPÍRITO SANTO MATEUS 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
A ÚNICA CONDIÇÃO PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO É ESTÁ EM UNIÃO, ATOS 5:3232 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
EM ATOS 1:8 E 14
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
O SEGREDO É A UNIDADE PARA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTONÃO RECEBEREMOS O ESPIRITO SANTO SEM UNIÃO. UM EXEMPLO DE DESUNIAO SURGE NO BRASIL 6 IGREJAS PENTECOSTAL POR DIA NO BRASIL EM MEDIA, HÁ 3.650 RELIGIOES NO BRASIL POR QUE UM NÃO CONCORDA COM OS ENSINOS DO OUTRO, OU POR DESAVENÇAS.
ATOS 2 É A NASCENTE O QUE PASSAR DISSO É A POLUIÇÃO NO TRAJETO DO RIO.
ATOS 2:1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; TODOS NO MESMO LUGAR, UNIDOS!
ATOS 2:2, 3 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. O FENOMENO FOI VISIVEL E DE UMA FORMA NATURAL, ELES VIRAM E SENTIRAM O MOMENTO DO DOM, NÃO FOI DE SURPRESA, ESTOU COM DOM DE LINGUAS POREM NINGUEM PERCEBEU O MOMENTO E NEM VIU QUANDO A PESSOA RECEBEU O DOM
ATOS 2:4 E 5
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
AQUI É BEM EXPLÍCITO HAVIA PESSOAS DE DIVERSASM NACIONALIDADE PARA A FESTA DO PENTECOSTE QUE TODO O JUDEU TINHA QUE IR 1X A JERUSALÉM, DE TODA A PARTE. "Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?" (Atos 2 : 8)
.
O DOM ERA DE FALAR?OU DE OUVIR? OU DOS DOIS? VEJAMOS EM ATOS 2:6 A13
6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
AQUI MOSTRA DETALHADAMENTE QUE ARA LINGUA DAS NAÇOES E O DOM ERA DE FALAR E NÃO DE OUVIR, POIS FOI TRADUÇÃO SIMULTANEA, VEJAMOS ATOS 2:14.
"Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras." (Atos 2: 14).
SÓ PEDRO PREGAVA EM ARAMAICO, E OS OUTROS DISCÍPULOS TRADUZIAM, O DOM ERA DE FALAR, NÃO HOUVE DOM DE OUVIR; OS DISCIPULOS SÓ FALAVAM EM ARAMAICO! FAZER CURSO SERIA DEMORADO, HOJE TAMBÉM, DEUS, CAPACITA A IGREJA A FALAR EM LINGUAS DAS NAÇOES, POREM DEUS FAZ O IMPOSSIVEL, COMO HÁ CURSOS PODEMOS PREPARAR-NOS PARA SERMOS USADOS, MAS EM MOMENTOS ESPECIAIS DEUS PODE USAR-NOS. A LINGUA RUSSA TEM MAIS DE 400 MIL VOGAIS, SERÁ QUE A LINGUA DOS ANJOS, DE SERES PERFEITOS E CHEIOS DE SABEDORIA SÓ TEM 6 VOGAIS? FALAR EM MISTERIO, MISTERIO EXISTE? SIM SÓ QUE NÃO CONHEÇO É MISTERIO PARA MIM, LINGUA QUE NÃO EXISTE NÃO EXISTE, E SE FOR DE ANJOS TERIA QUE TER ANJOS PARA OUVIR, SEMPRE QUE ANJOS SE APRESENTARAM PARA NÓS ELES FALARAM NOSSA LINGUA E SE MANIFESTRAM COMO NÓS (TEOFANIA).
ATOS 10:44 A 48
44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
OS GENTIOS FALARAM LINGUAS, ENTAO NÃO É SINAL DE QUE SÓ O CRENTE FOI BATIZADO COM ESPIRITO SANTO, ALIAS O FRUTO DO ESPÍRITO SÃO OUTROS. ATOS 11
1 E OUVIRAM os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
2 E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
3 Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.
4 Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
5 Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.
6 E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.
7 E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
8 Mas eu disse: De maneira nenhuma, SENHOR; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda.
9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
10 E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.
11 E eis que, na mesma hora, pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia.
12 E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;
13 E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
14 O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.
15 E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.
16 E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estevão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
20 E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
22 E chegou à fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
27 E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
30 O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
A IGREJA INCONFORMADA, COM PEDRO SE RELACIONANDO COM OS GENTIOS, ELE DETALHA O OCORRIDO, DA VISÃO QUE MOSTRAVA PARA ACEITAR OS GENTIOS. E NAS IGREJAS PENTECOSTAIS EXISTEM CRISTAOS (A) X CRISTAOS (B) OS QUE FORAM BATIZADOS COM ESPIRITO,CONFIRMADO COM DOM DE LINGUAS E OS QUE SÓ RECEBERAM O BATISMO DAS AGUAS. PORÉM CORNÉLIO RECEBEU O DOM DE LÍNGUAS, ANTES DO BATISMO DAS AGUAS. JESUS JAMAIS FALOU LÍNGUAS E TINHA SIDO BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO,ASSIM COMO DAVI, SAMUEL, ISAIAS, PAULO NÃO FALOU LINGUAS PORQUE?
"Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos." (I Coríntios 14 : 18)
PAULO ERA POLIGLOTA, NÃO NECESSITAVA DOS DONS DE LINGUAS.
I COR 12:1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
NÃO PODEMOS SER IGNORANTES A ESSE RESPEITO I COR 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo DIVERSO DOM DO MESMO ESPIRITO, NÃO SÓ LINGUA
I CORÍNTIOS 12
29 Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?
31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
PORQUE SE RESUME NAS IGREJAS PENTECOSTAIS ATUAIS SOMENTE O DOM DE LINGUAS COMO SINAL DO BATISMO DO ESPIRITO?
I COR 13:1
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. SE FALASSE, PORTANTO PAULO NÃO TINHA O DOM DE LINGUAS, POIS ELE NÃO PRECISAVA. "O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;" (I Coríntios 13: 8).
AS LINGUAS CESSARAO, DE TAO IMPORTANTE QUE É O DOM DE LÍNGUAS QUE CESSARÁ, PORÉM, O DOM DO AMOR É SUPERIOR.
EM I COR 14:1, 2
1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
MISTERIO NÃO É ALGO ESCONDIDO, MAS É ALGO QUE EXISTE E NÓS NÃO SABEMOS,APENAS DESCONHECEMOS. MISTERIO PARA MIM É MATEMATICA, ELA EXISTE ESTÁ EM MINHA FRENTE POREM EU NÃO A ENTENDO. PAULO VEIO NORMATIZAR ,COMO USAR O DOM DE LINGUAS, POIS CORINTO UMA CIDADE PORTUARIA ,VINHA PESSOAS DE TODO O MUNDO QUE NECESSITAVAM DE OUVIR A PREGAÇAO EM SEU IDIOMA PATRIO, HAVIA MUITOS QUE REALMENTE TINHA DONS DE LINGUAS VERDADEIROS, MAS GRANDE MAIORIA QUERIAM CHAMAR A ATENÇAO ENTAO PAULO ESCREVEU O REGULAMENTO PRA DISCIPLINAR E COMBATER OS FALSOS DONS, E TRAZER ORDEM A CAUSA DE DEUS. VEJAMOS EM I COR 14: 3 a 7
3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
TODOS OS PRESENTES TÊM QUE ENTENDER O QUE SE DIZ. I COR 13:8 a 12
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
ITEM DIVERSOS IDIOMAS NO MUNDO, PORTANTO DEVE HAVER INTERPRETE, INTERPRETAR É CONHECER O IDIOMA, SE A IGREJA SE DIZ A MAIORIA COM DONS DE LINGUAS PORQUE QUANDO SE TRAZ UM CONFERENCISTA INTERNACIONAL, PRECISA DE INTERPRETE? SE TODOS TEM DONS DE LINGUAS DEVERIA ENTENDER. I COR 14:13 A21
13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
NO VERSO 19 PAULO ESCLARECE QUE É PARA INSTRUÇÃO NÃO SE DEVE FALAR O QUE NÃO CONHECE. MAS AQUI ESTÁ O VERSO QUE DETERMINA PARA QUE SIRVA A LINGUA ESTRANHA, PARA PREGAR AOS INFIEIS, ENTAO QUANDO SE FALA LINGUA ESTRANHA DENTRO DA IGREJA, ESTÁ FORA DO PROPOSITO BÍBLICO PARA AS LINGUAS:
"De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis." (I Coríntios 14: 22).
PODIAMOS PARAR NOSSO ESTUDO AQUI, POIS ESSE VERSO FALA TUDO , POREM A BIBLIA É MUITO PROFUNDA E ELUCIDADTIVA..I COR 14:23-28
23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
NO MAXIMO 1,2 ATE 3 FALANDO 1 DA CADA VEZ, E SE NÃO INTERPRETAR FIQUE CALADO NÃO FALE. VEJAMOS ALGUNS BATISMO COM ESPIRITO:
EFÉSIOS 4
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS.
ATOS 8
15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.
16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS.
EM LUCAS 1:15 FALA DA UNÇAO DO ESPÍRITO SANTO SOBRE JOAO BATISTA
15 Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
LUCAS 1:35 SOBRE A VIRGEM
35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
LUCAS 1:41 SOBRE ISABEL:
41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
ATOS 6:3 A 10 ESCOLHAS DOS DIACONOS
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
8 E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão.
10 E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
JESUS CHEIO DO ESPIRITO SANTO LUCAS 3:21 E 22
21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
22 E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
EM TODOS OS ACONTECIMENTOS ACIMA COM BATISMO DO ESPIRITO SANTO NÃO OCORREU O DOM DE LINGUAS UMA ÚNICA VEZ, PROVANDO QUE BATISMO COM ESPIRITO SANTO NÃO ESTÁ RELACIONADO COM Os DONS DE LINGUAS.
NA LISTA DE DONS ESPIRITUAIS VEJAMOS A CALASSIFICAÇÃO DO DOM DE LINGUAS:
1ª LISTA - I CORÍNTIOS 12
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
O DOM DE LINGUAS EM PENULTIMO.
2ª LISTA- I COR 12:28
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
O DOM DE LINGUAS EM ULTIMO LUGAR
3ª LISTA - EFÉSIOS 4
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
4ª LISTA-ROMANOS 12:6 A 8
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
NÃO CONSTA O DOM DE LINGUAS
O CULTO A DEUS DEVE SER EM FEITO COM REVERENCIA HEBREUS 12:28
28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
O ESPIRITO SANTO DE DEUS ATUA NO SILENCIO HABACUQUE 2:20
20 Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
O ESPIRITO DE DEUS ATUA NA ORDEM SEM CONFUSAO I COR 14:33
33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
A NOSSAS PALAVRAS DEVEM EDIFICAR OS QUE OUVEM EFE 4:29
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
TODA GRITARIA ENTRISTECE O ESPIRITO SANTO DE DEUS EFE 4:30 E 31
EFÉSIOS 4
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.
EM ISAIAS 33:19 LINGUAS INTELEGIVEIS ERAM EXCLUSIVIDADES DOS PAGAOS.
19 Não verás mais aquele povo atrevido, povo de fala obscura, que não se pode compreender e de língua tão estranha que não se pode entender.
MATEUS 24:24 SATANÁS PRODUZ GRANDES ENGANOS E O DOM DE LINGUAS COMO EXISTE HOJE NAOESTÁ EM CONFORMIDADE COM QUE A BIBLIA ENSINA.
24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
DEUS SE FAZ PRESENTE NA CALMA, NO SILENCIO VEJA I REIS 19:
I REIS 19
11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
DEUS ESTAVA NA VOZ MANSA E SUAVE.
NO DIA DO JUÍZO OCORRERÁ ISSO: MATEUS 7:21-23
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
TEMOS O PODER MAIOR QUE É PERMANENTE, ELE NÃO DESCE A CADA CULTO, MAS SIM PERMANENTEMENTE.
"Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós." (I Tessalonicenses 1: 5).
ESTE ESPÍRITO ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE OPERE EM NÓS A CERTEZA E O DESEJO DE FAZER A RESTRITA VONTADE DE DEUS..
EM NOME DO SENHOR JESUS É O MEU DESEJO E ORAÇÃO.
EMANOEL ALBUQUERQUE
E

ESPIRITISMO NA BIBLIA

BÍBLIAS DE ESTUDO: O PERIGO

Venho por meio deste texto, mostrar o perigo que cercam os que gostam de um estudo mais profundo da bíblia, isso mesmo que você leu, há perigo no estudo da bíblia.

Estive procurando uma bíblia de estudo para minha devoção matinal, e qual a surpresa ao deparar-me com duas bíblias de estudos acima de qualquer suspeita. A bíblia de estudo da Editora Mundo Cristão, feita em conjunto com a renomada Editora Vida.

Quero salientar que existem bíblias preparadas de forma tendenciosa, não há nada de errado com a linguagem da bíblia que é única, porém as notas de rodapé, os comentários, os quadros proféticos é completamente opostos aos ensinos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Exemplo:O Estado do homem na morte, A guarda do Sábado bíblico, o castigo eterno, alimentação, dons espirituais , profecias bíblicas e muito mais...;Só para citar algumas diferenças; vejo irmãos nossos utilizando tais bíblias e alguns até pregando temas destas bíblias, vou aqui dar um exemplo: “ assistir pregador dizendo que o selo da besta será por um chip implantado na testa e no braço” claro que tivemos que conversar com o pregador e com a igreja, para através do espírito de profecia e da Bíblia desfazer qualquer dúvida, e não por coincidência essas bíblias de estudos vem trazendo comentários, explicando de igual forma; e há relatos em diversos lugares dessas mesmas situações.

Vou citar a título de conhecimento, algumas bíblias que são tendenciosas, que seria bom termos alguma cautela:

Bíblia de Estudo de aplicação pessoal, plenitude, pentecostal, apologética e agora as bíblia anotada da editora mundo cristão e a de estudo NOVA VERSAO INTERNACIONAL , NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DA ORIENTAÇÃO DE PAULO 1 TESS 5:21 Examinai tudo. Retende o bem. Não estou aqui fazendo uma caça às bruxas, mas é só um alerta, se você possui uma bíblia de estudo pode usá-la sempre! Elas são úteis, porém, devemos ter sempre em mente, o cuidado com o que se estuda nas notas de rodapé ou nos temas ali inseridos sem estar no contexto bíblico.; E que Deus nos deu o melhor guia de estudo da bíblia que é : O ESPÍRITO DE PROFECIA, junto com o ano bíblico será o melhor aproveitamento, sendo que o mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores bíblicos inspirou nossa irmã Ellen G. White. "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." (Apocalipse 19 : 10)

E “abaixo em nota de rodapé das bíblias: “Bíblia Anotada” e a” “Bíblia de Estudo NVI”, encontramos os comentários sobre o texto de 1º Samuel 28:3 a 25, onde que afirma que Deus permitiu o espírito de Samuel aparecesse a Saul para profetizar a sua morte, e na bíblia de estudo NVI possui três hipóteses sobre a aparição do “pseudo-Samuel, como forma: fantasmagórica e parapsicológica.Uma explicação completamente alinhada com a crença DO ESPIRITIMO e fora da verdade bíblica e da tradução . Abaixo as razões para questionar estas afirmações dentro do texto bíblico:

*1º A palavra Médium (heb ob) traduzida por “espírito adivinhador”ou “espírito familiar” na tradução dos LXX no texto grego a palavra usada é engastrimuthos,=ventríloquo ( um de fala diferente) palavra que indica espécie de pessoa usada por esses espíritos.

*2º No texto abaixo, o texto hebraico é categórico:

"E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6). O Senhor não respondeu e nem responderá, e no comentário das bíblias de estudo da Editora Mundo Cristão diz que o Senhor permitiu um fantasma?!Vejam abaixo a confirmação:

13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.

14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. (I CRONICAS 10:13-14)

*3º ... porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6) por URIM revelação sacerdotal; nem por SONHOS revelação pessoal;nem por PROFETAS revelação inspiracional da parte de DEUS.

Fosse Samuel o veículo transmissor, seria o próprio Deus respondendo, pois Samuel não podia falar senão pela inspiração. E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.

*4º Jesus disse que Deus é Deus dos vivos, Mateus 22: 31e 32 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. E o próprio Samuel em vida já tinha pregado a Saul contra feitiçarias e que não mais falaria com Saul pois ele já estava obstinado na desobediência , o pecado contra o ESPÍRITO SANTO. Em I Samuel 15:23-28

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

25 Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.

26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.

27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.

28 Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.

Aqui nestas passagens, na ultima vez que Samuel falou com Saul, que não tinha mais o que fazer ou a dizer a Saul pois Deus já tinha escolhido outro. É impossível que Samuel fosse contra o que pregara em vida, principalmente quando já estava no pó da terra.

*5º Em I Samuel 28:3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. Em toda a bíblia Deus proíbe veementemente que se consulte os mortos "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" (Isaías 8 : 19); Daniel 9: 5 “ Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Salmos 6:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

Salmos 115:17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. Estes textos acima,dispensam comentários, mostram que os mortos não tem consciência do que ocorrem no mundo dos vivos.

*6º em Isaías 8:20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Na luz profética vamos agora analisar esse episódio de contrafação, em Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Essas profecias do “pseudo-Samuel” não resistem a provas são imprecisas, ambíguas e mentirosas. Vejamos: I Samuel 28:19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus,mas o fato é que Saul se suicidou I Samuel 31:4 4 Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. E foi parar nas mãos dos habitantes de jabes-gileade e não nas mãos dos filisteus como a profecia do “pseudo-Samuel” I Samuel 31:11-13 Ouvindo então os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul,

12 Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram.

13 E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.

A médium disse também “ ... e amanhã tu e teus filhos” porém não morreram todos os filhos de Saul, ficaram vivos 3 filhos vejamos: "Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi." (II Samuel 2 : 10) "Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita," (II Samuel 21 : 8)

Somente três filhos de Saul morreram I Samuel 31:2 E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.

E para finalizar Saul não morreu no dia seguinte, conforme a médium declarou no I Samuel 28:19 “... e amanhã tu e teus filhos” , se verificarmos os acontecimentos seguintes descritos nas passagens I Samuel 30:1,10,13,17 e II Samuel 1:3, se passaram cerca de dezoito dias. Todos estes pormenores são para reafirmar que quando é profecias de Deus se cumpre Jeremias 28:9 O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. Em Deuteronômio 18:21,22

21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?

22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

Porque a Profecia nos confirma e nos dá segurança quando a mensagem é de Deus e comprovadamente pela palavra santa de Deus, não podemos aceitar o comentário das referida notas das bíblias citadas acima.

...Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; II Crônicas 20:20

Emanoel Albuquerque da Silva

Professor de Historia

Freqüenta a igreja do Parque Residencial Marengo

Município de Itaquaquecetuba/SP

Missão Paulista do vale