sábado, 11 de julho de 2009

ESPIRITISMO NA BIBLIA

BÍBLIAS DE ESTUDO: O PERIGO

Venho por meio deste texto, mostrar o perigo que cercam os que gostam de um estudo mais profundo da bíblia, isso mesmo que você leu, há perigo no estudo da bíblia.

Estive procurando uma bíblia de estudo para minha devoção matinal, e qual a surpresa ao deparar-me com duas bíblias de estudos acima de qualquer suspeita. A bíblia de estudo da Editora Mundo Cristão, feita em conjunto com a renomada Editora Vida.

Quero salientar que existem bíblias preparadas de forma tendenciosa, não há nada de errado com a linguagem da bíblia que é única, porém as notas de rodapé, os comentários, os quadros proféticos é completamente opostos aos ensinos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Exemplo:O Estado do homem na morte, A guarda do Sábado bíblico, o castigo eterno, alimentação, dons espirituais , profecias bíblicas e muito mais...;Só para citar algumas diferenças; vejo irmãos nossos utilizando tais bíblias e alguns até pregando temas destas bíblias, vou aqui dar um exemplo: “ assistir pregador dizendo que o selo da besta será por um chip implantado na testa e no braço” claro que tivemos que conversar com o pregador e com a igreja, para através do espírito de profecia e da Bíblia desfazer qualquer dúvida, e não por coincidência essas bíblias de estudos vem trazendo comentários, explicando de igual forma; e há relatos em diversos lugares dessas mesmas situações.

Vou citar a título de conhecimento, algumas bíblias que são tendenciosas, que seria bom termos alguma cautela:

Bíblia de Estudo de aplicação pessoal, plenitude, pentecostal, apologética e agora as bíblia anotada da editora mundo cristão e a de estudo NOVA VERSAO INTERNACIONAL , NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DA ORIENTAÇÃO DE PAULO 1 TESS 5:21 Examinai tudo. Retende o bem. Não estou aqui fazendo uma caça às bruxas, mas é só um alerta, se você possui uma bíblia de estudo pode usá-la sempre! Elas são úteis, porém, devemos ter sempre em mente, o cuidado com o que se estuda nas notas de rodapé ou nos temas ali inseridos sem estar no contexto bíblico.; E que Deus nos deu o melhor guia de estudo da bíblia que é : O ESPÍRITO DE PROFECIA, junto com o ano bíblico será o melhor aproveitamento, sendo que o mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores bíblicos inspirou nossa irmã Ellen G. White. "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." (Apocalipse 19 : 10)

E “abaixo em nota de rodapé das bíblias: “Bíblia Anotada” e a” “Bíblia de Estudo NVI”, encontramos os comentários sobre o texto de 1º Samuel 28:3 a 25, onde que afirma que Deus permitiu o espírito de Samuel aparecesse a Saul para profetizar a sua morte, e na bíblia de estudo NVI possui três hipóteses sobre a aparição do “pseudo-Samuel, como forma: fantasmagórica e parapsicológica.Uma explicação completamente alinhada com a crença DO ESPIRITIMO e fora da verdade bíblica e da tradução . Abaixo as razões para questionar estas afirmações dentro do texto bíblico:

*1º A palavra Médium (heb ob) traduzida por “espírito adivinhador”ou “espírito familiar” na tradução dos LXX no texto grego a palavra usada é engastrimuthos,=ventríloquo ( um de fala diferente) palavra que indica espécie de pessoa usada por esses espíritos.

*2º No texto abaixo, o texto hebraico é categórico:

"E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6). O Senhor não respondeu e nem responderá, e no comentário das bíblias de estudo da Editora Mundo Cristão diz que o Senhor permitiu um fantasma?!Vejam abaixo a confirmação:

13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.

14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. (I CRONICAS 10:13-14)

*3º ... porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6) por URIM revelação sacerdotal; nem por SONHOS revelação pessoal;nem por PROFETAS revelação inspiracional da parte de DEUS.

Fosse Samuel o veículo transmissor, seria o próprio Deus respondendo, pois Samuel não podia falar senão pela inspiração. E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.

*4º Jesus disse que Deus é Deus dos vivos, Mateus 22: 31e 32 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. E o próprio Samuel em vida já tinha pregado a Saul contra feitiçarias e que não mais falaria com Saul pois ele já estava obstinado na desobediência , o pecado contra o ESPÍRITO SANTO. Em I Samuel 15:23-28

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

25 Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.

26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.

27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.

28 Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.

Aqui nestas passagens, na ultima vez que Samuel falou com Saul, que não tinha mais o que fazer ou a dizer a Saul pois Deus já tinha escolhido outro. É impossível que Samuel fosse contra o que pregara em vida, principalmente quando já estava no pó da terra.

*5º Em I Samuel 28:3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. Em toda a bíblia Deus proíbe veementemente que se consulte os mortos "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" (Isaías 8 : 19); Daniel 9: 5 “ Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Salmos 6:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

Salmos 115:17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. Estes textos acima,dispensam comentários, mostram que os mortos não tem consciência do que ocorrem no mundo dos vivos.

*6º em Isaías 8:20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Na luz profética vamos agora analisar esse episódio de contrafação, em Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Essas profecias do “pseudo-Samuel” não resistem a provas são imprecisas, ambíguas e mentirosas. Vejamos: I Samuel 28:19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus,mas o fato é que Saul se suicidou I Samuel 31:4 4 Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. E foi parar nas mãos dos habitantes de jabes-gileade e não nas mãos dos filisteus como a profecia do “pseudo-Samuel” I Samuel 31:11-13 Ouvindo então os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul,

12 Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram.

13 E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.

A médium disse também “ ... e amanhã tu e teus filhos” porém não morreram todos os filhos de Saul, ficaram vivos 3 filhos vejamos: "Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi." (II Samuel 2 : 10) "Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita," (II Samuel 21 : 8)

Somente três filhos de Saul morreram I Samuel 31:2 E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.

E para finalizar Saul não morreu no dia seguinte, conforme a médium declarou no I Samuel 28:19 “... e amanhã tu e teus filhos” , se verificarmos os acontecimentos seguintes descritos nas passagens I Samuel 30:1,10,13,17 e II Samuel 1:3, se passaram cerca de dezoito dias. Todos estes pormenores são para reafirmar que quando é profecias de Deus se cumpre Jeremias 28:9 O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. Em Deuteronômio 18:21,22

21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?

22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

Porque a Profecia nos confirma e nos dá segurança quando a mensagem é de Deus e comprovadamente pela palavra santa de Deus, não podemos aceitar o comentário das referida notas das bíblias citadas acima.

...Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; II Crônicas 20:20

Emanoel Albuquerque da Silva

Professor de Historia

Freqüenta a igreja do Parque Residencial Marengo

Município de Itaquaquecetuba/SP

Missão Paulista do vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como posso ter certeza de que a Bíblia foi realmente inspirada por Deus? É assim que muitos se eximem da responsabilidade de nortear suas vidas à luz das Sagradas Escrituras.