segunda-feira, 6 de julho de 2009

LIÇAÇÃO DA ESCOLA SABATINA


Segunda
Ano Bíblico: Sl 120–134
1 João 1 e João 1
Os que conhecem o Evangelho de João ficam intrigados quando começam a ler a primeira epístola de João e encontram uma introdução semelhante à do Evangelho de João.
3. Que semelhanças existem entre
1 João 1:1-5 e João 1:1-5? Quais são algumas das coisas que têm em comum?
As duas passagens começam quase iguais. As duas apontam para um tempo no passado, usando “o princípio”, aparente referência a
Gênesis 1:1, a criação. As duas fazem diferença entre Deus o Pai e a Palavra, e as duas Os apresentam em uma íntima relação. As duas seções usam também a imagem de vida e luz. Sem dúvida, existem muitas coisas em comum entre as duas seções. Mas também existem diferenças.
4. Que ênfases presentes em
João 1:1-5 não são vistas em 1 João 1:1-5?
O Evangelho de João insiste em apresentar Jesus como Deus e Jesus como Criador. Embora o título “Seu Filho, Jesus Cristo” em
1 João 1:3 aponte tanto para a humanidade de Jesus como para Sua divindade, a palavra Deus não é aplicada diretamente a Jesus na introdução de 1 João como na introdução do Evangelho de João. O Evangelho de João também é muito claro a respeito de Jesus como criador. Nada do que foi feito – isto é, nada do que foi criado – foi criado sem Ele. É difícil ver como João poderia ter sido mais claro, não só sobre a divindade de Cristo como também Sua atuação como Criador.
1 João enfatiza também o papel das testemunhas oculares e sua proclamação (e, consequentemente, sua autoridade); ênfase que não está presente no Evangelho de João, que usa uma perspectiva mais imparcial e menos “pessoal”.
Tomadas juntas, as duas seções revelam verdades sobre Jesus que ocupam um lugar central no plano de salvação.
Pense em tudo o que você conhece sobre a vida de Jesus. Que coisas Ele fez, disse e sofreu? Pergunte a si mesmo: Por que Ele fez essas coisas? Enquanto faz isso, pense no fato de que esse homem também era Deus, o Criador. Que esperança e encorajamento essas verdades lhe oferecem? Como podem lhe ajudar a lidar com as tensões da vida?

RESUMO:

Em joao 1:1 a 5 Joao confirma que Jesus é Deus todo poderoso