"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém." (Apocalipse 1 : 7)"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1 : 3)
sábado, 11 de julho de 2009
DOM DE LINGUAS
ESPIRITISMO NA BIBLIA
BÍBLIAS DE ESTUDO: O PERIGO
Venho por meio deste texto, mostrar o perigo que cercam os que gostam de um estudo mais profundo da bíblia, isso mesmo que você leu, há perigo no estudo da bíblia.
Estive procurando uma bíblia de estudo para minha devoção matinal, e qual a surpresa ao deparar-me com duas bíblias de estudos acima de qualquer suspeita. A bíblia de estudo da Editora Mundo Cristão, feita em conjunto com a renomada Editora Vida.
Quero salientar que existem bíblias preparadas de forma tendenciosa, não há nada de errado com a linguagem da bíblia que é única, porém as notas de rodapé, os comentários, os quadros proféticos é completamente opostos aos ensinos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Exemplo:O Estado do homem na morte, A guarda do Sábado bíblico, o castigo eterno, alimentação, dons espirituais , profecias bíblicas e muito mais...;Só para citar algumas diferenças; vejo irmãos nossos utilizando tais bíblias e alguns até pregando temas destas bíblias, vou aqui dar um exemplo: “já assistir pregador dizendo que o selo da besta será por um chip implantado na testa e no braço” claro que tivemos que conversar com o pregador e com a igreja, para através do espírito de profecia e da Bíblia desfazer qualquer dúvida, e não por coincidência essas bíblias de estudos vem trazendo comentários, explicando de igual forma; e há relatos em diversos lugares dessas mesmas situações.
Vou citar a título de conhecimento, algumas bíblias que são tendenciosas, que seria bom termos alguma cautela:
Bíblia de Estudo de aplicação pessoal, plenitude, pentecostal, apologética e agora as bíblia anotada da editora mundo cristão e a de estudo NOVA VERSAO INTERNACIONAL , NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DA ORIENTAÇÃO DE PAULO 1 TESS 5:21 Examinai tudo. Retende o bem. Não estou aqui fazendo uma caça às bruxas, mas é só um alerta, se você possui uma bíblia de estudo pode usá-la sempre! Elas são úteis, porém, devemos ter sempre em mente, o cuidado com o que se estuda nas notas de rodapé ou nos temas ali inseridos sem estar no contexto bíblico.; E que Deus nos deu o melhor guia de estudo da bíblia que é : O ESPÍRITO DE PROFECIA, junto com o ano bíblico será o melhor aproveitamento, sendo que o mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores bíblicos inspirou nossa irmã Ellen G. White. "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." (Apocalipse 19 : 10)
E “abaixo em nota de rodapé das bíblias: “Bíblia Anotada” e a” “Bíblia de Estudo NVI”, encontramos os comentários sobre o texto de 1º Samuel 28:3 a 25, onde que afirma que Deus permitiu o espírito de Samuel aparecesse a Saul para profetizar a sua morte, e na bíblia de estudo NVI possui três hipóteses sobre a aparição do “pseudo-Samuel, como forma: fantasmagórica e parapsicológica.Uma explicação completamente alinhada com a crença DO ESPIRITIMO e fora da verdade bíblica e da tradução . Abaixo as razões para questionar estas afirmações dentro do texto bíblico:
*1º A palavra Médium (heb ob) traduzida por “espírito adivinhador”ou “espírito familiar” na tradução dos LXX no texto grego a palavra usada é engastrimuthos,=ventríloquo ( um de fala diferente) palavra que indica espécie de pessoa usada por esses espíritos.
*2º No texto abaixo, o texto hebraico é categórico:
"E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6). O Senhor não respondeu e nem responderá, e no comentário das bíblias de estudo da Editora Mundo Cristão diz que o Senhor permitiu um fantasma?!Vejam abaixo a confirmação:
13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé. (I CRONICAS 10:13-14)
*3º ... porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28: 6) por URIM revelação sacerdotal; nem por SONHOS revelação pessoal;nem por PROFETAS revelação inspiracional da parte de DEUS.
Fosse Samuel o veículo transmissor, seria o próprio Deus respondendo, pois Samuel não podia falar senão pela inspiração. E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.
*4º Jesus disse que Deus é Deus dos vivos, Mateus 22: 31e 32 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. E o próprio Samuel em vida já tinha pregado a Saul contra feitiçarias e que não mais falaria com Saul pois ele já estava obstinado na desobediência , o pecado contra o ESPÍRITO SANTO.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
25 Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.
27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
28 Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
Aqui nestas passagens, na ultima vez que Samuel falou com Saul, que não tinha mais o que fazer ou a dizer a Saul pois Deus já tinha escolhido outro. É impossível que Samuel fosse contra o que pregara em vida, principalmente quando já estava no pó da terra.
*5º
Salmos 115:17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. Estes textos acima,dispensam comentários, mostram que os mortos não tem consciência do que ocorrem no mundo dos vivos.
*6º em Isaías 8:20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Na luz profética vamos agora analisar esse episódio de contrafação, em Deuteronômio 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Essas profecias do “pseudo-Samuel” não resistem a provas são imprecisas, ambíguas e mentirosas. Vejamos: I Samuel 28:19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus,mas o fato é que Saul se suicidou I Samuel 31:4 4 Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. E foi parar nas mãos dos habitantes de jabes-gileade e não nas mãos dos filisteus como a profecia do “pseudo-Samuel” I Samuel 31:11-13 Ouvindo então os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul,
12 Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram.
13 E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.
A médium disse também “ ... e amanhã tu e teus filhos” porém não morreram todos os filhos de Saul, ficaram vivos 3 filhos vejamos: "Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi." (II Samuel 2 : 10) "Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita," (II Samuel 21 : 8)
Somente três filhos de Saul morreram I Samuel 31:2 E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.
E para finalizar Saul não morreu no dia seguinte, conforme a médium declarou no I Samuel 28:19 “... e amanhã tu e teus filhos” , se verificarmos os acontecimentos seguintes descritos nas passagens I Samuel 30:1,10,13,17 e II Samuel 1:3, se passaram cerca de dezoito dias. Todos estes pormenores são para reafirmar que quando é profecias de Deus se cumpre Jeremias 28:9 O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. Em Deuteronômio 18:21,22
21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
Porque a Profecia nos confirma e nos dá segurança quando a mensagem é de Deus e comprovadamente pela palavra santa de Deus, não podemos aceitar o comentário das referida notas das bíblias citadas acima.
...Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; II Crônicas 20:20
Emanoel Albuquerque da Silva
Professor de Historia
Freqüenta a igreja do Parque Residencial Marengo
Município de Itaquaquecetuba/SP
Missão Paulista do vale
segunda-feira, 6 de julho de 2009
LIÇAÇÃO DA ESCOLA SABATINA
Segunda
Ano Bíblico: Sl 120–134
1 João 1 e João 1
Os que conhecem o Evangelho de João ficam intrigados quando começam a ler a primeira epístola de João e encontram uma introdução semelhante à do Evangelho de João.
3. Que semelhanças existem entre 1 João 1:1-5 e João 1:1-5? Quais são algumas das coisas que têm em comum?
As duas passagens começam quase iguais. As duas apontam para um tempo no passado, usando “o princípio”, aparente referência a Gênesis 1:1, a criação. As duas fazem diferença entre Deus o Pai e a Palavra, e as duas Os apresentam em uma íntima relação. As duas seções usam também a imagem de vida e luz. Sem dúvida, existem muitas coisas em comum entre as duas seções. Mas também existem diferenças.
4. Que ênfases presentes em João 1:1-5 não são vistas em 1 João 1:1-5?
O Evangelho de João insiste em apresentar Jesus como Deus e Jesus como Criador. Embora o título “Seu Filho, Jesus Cristo” em 1 João 1:3 aponte tanto para a humanidade de Jesus como para Sua divindade, a palavra Deus não é aplicada diretamente a Jesus na introdução de 1 João como na introdução do Evangelho de João. O Evangelho de João também é muito claro a respeito de Jesus como criador. Nada do que foi feito – isto é, nada do que foi criado – foi criado sem Ele. É difícil ver como João poderia ter sido mais claro, não só sobre a divindade de Cristo como também Sua atuação como Criador.
1 João enfatiza também o papel das testemunhas oculares e sua proclamação (e, consequentemente, sua autoridade); ênfase que não está presente no Evangelho de João, que usa uma perspectiva mais imparcial e menos “pessoal”.
Tomadas juntas, as duas seções revelam verdades sobre Jesus que ocupam um lugar central no plano de salvação.
Pense em tudo o que você conhece sobre a vida de Jesus. Que coisas Ele fez, disse e sofreu? Pergunte a si mesmo: Por que Ele fez essas coisas? Enquanto faz isso, pense no fato de que esse homem também era Deus, o Criador. Que esperança e encorajamento essas verdades lhe oferecem? Como podem lhe ajudar a lidar com as tensões da vida?